Évora Design in Context

da metodologia aos resultados

Évora Design in Context

Auditório do Colégio  Mateus d’Aranda|UÉ

Évora Design in Context  é uma iniciativa promovida pelo CHAIA, que tem como objectivo constituir uma plataforma de partilha de conhecimento, assente na práxis metodológica de investigadores e profissionais do design cuja experiência científica, académica e de terreno reflectem variadas perspectivas, disciplinas e campos de actuação em design: Design e Ecologia, Design de Produto, Design Gráfico, Design Digital, e Gestão do Design constituem algumas das áreas que nesse âmbito serão exploradas.

Com organização da responsabilidade da Prof. Inês Secca Ruivo, do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora, o evento contará com a participação de investigadores de reconhecido mérito nacional e internacional nas áreas do Design de Produto e do Design de Comunicação. Nesse contexto destacam-se os nomes do Prof. Bernhard E. Buerdek,  da Hochschule für Gestaltung Offenbach am Main, na Alemanha, e do Prof. Eduardo Herrera, da Facultad de Bellas Artes da Universidade do País Basco.

Assinala-se ainda que o logótipo do evento é fruto de um concurso promovido junto dos alunos do primeiro ano da licenciatura em Design, cujo vencedor foi o aluno Diogo Dantas sob a coordenação da Prof. Célia Figueiredo, co-autora do projecto gráfico.

Oradores

Bernhard E. Buerdek   Design - from 20 to 21

Hochschule für Gestaltung [HfG] I Offenbach am Main I Alemanha

Eduardo Herrera  Design signs

Facultad de Bellas Artes I Universidad del País Vasco – Euskal Herriko Unibertsitate

Célia Figueiredo  Design Editorial - Revistas de Moda/Tendências

Departamento de Artes Visuais e Design I Universidade de Évora – Escola de Artes

Elder Monteiro  A influência dos softwares CAD nos objetos de Design

Inês Secca Ruivo  EcoBio Design – Emoção e Eficácia como Estratégia

Isabel Dâmaso  Design e Investigação

João Castro  Identidades Dinâmicas

Jorge dos Reis  Clarim Fonética: Uma nova ferramenta pedagógica na sala de aula, uma fonte tipográfica, um alfabeto fonético, uma estratégia visual

Katja Tschimmel  Design Thinking – motor para a inovação nas organizações

ESAD I Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos

Miguel Bual  Design e interfaces de aroma

Paulo Parra Design Protético e Design Simbiótico

Faculdade de Belas Artes I Universidade de Lisboa

Tiago Navarro  Os problemas da metodologia no Design Editorial: o caso do rdesign Reconquista

Departamento de Design de Comunicação e Produção Audiovisual I Instituto Politécnico de Castelo Branco

Promotor
CHAIA - Centro de História de Artes e Investigação Artística | Universidade de Évora
FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia

IIFA - Instituto de Investigação e Formação Avançada | Universidade de Évora
Escola de Artes | Universidade de Évora
MADE - Museu do Artesanato e do Design de Évora | Colecção Paulo Parra

Apoios
Turismo do Alentejo, E.R.T.
Milideias - Comunicação Visual, Lda.

Inês Secca Ruivo

miruivo@uevora.pt

isruivo@gmail.com

Secretariado: Dra. Carmen Cangarato

CHAIA - Palácio do Vimioso

Largo Marquês de Marialva, 8

7000-809 Évora

Inscrição e Pagamento:
A inscrição deverá ser efectuada online na página do CHAIA até ao dia 25 de Janeiro. O respectivo pagamento poderá ser realizado por multibanco ou transferência bancária (conta nº 0035 0297 0006796113073 da Caixa Geral de Depósitos) anexando comprovativo após confirmação da inscrição online, ou também, de forma presencial no CHAIA ou junto da Prof.ª Inês Secca Ruivo.

Preço:
€ 4,00 - para alunos e antigos alunos dos cursos de Design da Universidade de Évora
€ 5,00 - para alunos e docentes do ensino universitário
€ 10,00 - para o público em geral