« mar

Colóquio Internacional: NOM-lieux du Paysage

Centro de História da Arte e Investigação Artística

Colóquio Internacional: NOM-lieux du Paysage

Raffaele la Capria e o seu livro Capri et plus jamais Capri recentemente reeditado por Pagine d’Arte, oferecem o leitmotiv deste colóquio. Em 1990, do alto da sua casa situada numa colina da ilha, la Capria dá livre curso aos seus pensamentos («pensées de la terrasse» - como lhes chama) sobre a Ordem ou a Desordem do Universo. As interrogações do escritor giram em torno da degradação da paisagem calabresa em geral e da paisagem de Capri em particular, resultado da implacável especulação imobiliária ligada ao desenvolvimento de um turismo selvático apenas movido pelo lucro imediato. Partindo do sentimento de ter sido expulso do Paraíso, o escritor (que não cede, porém, à resignação) explora a construção e o desfazer do mito da ilha a partir da materialidade das suas paisagens e do breviário estético que a ilha lhe ensinara. Com este colóquio, propomos explorar algumas das pregas da reflexão de la Capria sobre a Paisagem, tomando a Europa como pano de fundo e convocando o olhar de diferentes disciplinas.

Queremos interrogar a construção cultural de uma história, de um lugar, de um mito a partir da materialidade de um determinado espaço; o como essa construção e a sua transmissão se transformam em representações e auto-representações de tal modo marcantes que nos tornam prisioneiros de uma memória (la Capria fala da «náusea da paisagem»); o como esta memória é, por sua vez, produtora de paisagem e de representações da paisagem. Com Stalker, propomo-nos voltar ao terreno, palmilhá-lo, observar o que se trama in situ, entre natureza e artifício, e encarar a mutação como um terreno virgem, em devir.

Isabel Lopes Cardoso

25 Outubro 2012 | Museu de Évora

17:00h | Conferência inaugural

Michael Jakob, | L’omnipaysage et ses enjeux [A omnipaisagem e as suas implicações]

Prof. arquitetura paisagista, HEPIA, Genebra

18:30h | Inauguração da exposição| A Paisagem nas coleções

do CAM – Fundação Calouste Gulbenkian e Museu Nacional de Soares dos Reis

26 Outubro 2012 | UÉ, Colégio Espírito Santo, sala 131

09:00h |Receção participantes/assistência [inscrições]

09:30h|Início do Colóquio

09:45h-12:30h

|Federico Silvestre López | La mirada en el paisaje

Prof. Universidade Santiago de Compostela, dir. col. Paisaje y teoria, Ed. Biblioteca Nueva, Madrid

|Teresa Mora & Helena Pires | Pedra – devir – vegetação: as “Casas” de Manuel Sendón

Prof.ª socióloga, Universidade do Minho/CICS, Braga; Prof.ª Ciências da Comunicação, Universidade do Minho/CICS, Braga

|Isabel Lopes Cardoso | Francis Smith e Jürg Kreienbühl: visões pictóricas da aldeia portuguesa em Paris

Historiadora, historiadora de arte, Universidade Évora/CHAIA

14:30h-16:00h

|António Medeiros | Na Barca de Passagem em Serreleis: uma aparição

Antropólogo, Prof. ISCTE, Lisboa

|Paulo Simões Rodrigues |Paisagem, imagem e memória da cidade: a importância do pormenor

Historiador de arte, Prof. Universidade de Évora, Diretor do CHAIA

16:15h-17:45h

| Rute Sousa Matos | Quintas de Recreio, precursoras da agricultura urbana

Arquiteta paisagista, Prof. Universidade de Évora/CHAIA

|Álvaro Domingues | Paisagens transgénicas

Geógrafo, Prof. Faculdade Arquitectura, Universidade do Porto

27 Outubro 2012 | UÉ, Colégio Espírito Santo, sala 131

09:00h-12:30h

Projeção documentário | O tapete Voador, realizado por João Mário Grilo (2007, 56 min.)

Mesa redonda | O tapete, jardim ideal, com:

| Prof.ª Doutora Aurora Carapinha

Arquiteta paisagista, Universidade de Évora, Diretora Regional da Cultura do Alentejo

| Teresa Pacheco Pereira

Museu Nacional de Arte Antiga

| João Mário Grilo

Realizador

Encerramento e conclusões

ORGANIZAÇÃO

Colóquio | CHAIA Centro de História da Arte e de Investigação Artística, UNIVERSIDADE DE ÉVORA

Exposição | Parceria e Co-curadoria

| CHAIA Centro de História da Arte e de Investigação Artística, UNIVERSIDADE DE ÉVORA| Isabel L. Cardoso