« mar

Programa Doutoramento em ARQUITETURA

Candidaturas em curso

Programa Doutoramento em ARQUITETURA

Encontram-se abertas, até 6 de setembro, as candidaturas à 3º Edição do Programa de Doutoramento em ARQUITETURA

Programa de Doutoramento em Arquitectura da Universidade de Évora propõe uma formação avançada centrada no projecto de Arquitectura e na investigação associada. A “investigação em projecto” apresenta-se como modelo alternativo à tradicional elaboração de Tese, evidenciando os modos próprios do pensar e fazerarquitectónicos.

Tomando o tema “Interior-Novos Territórios”, procura-se intervir em regiões periféricas onde a Arquitectura articulará Território e Paisagem, com as comunidades e actores sociais. Apesar de se partir de Évora / Alentejo, atenta-se a lugares com limitações e potenciais semelhantes.

Conta-se com o apoio científico de áreas em que a Universidade de Évora é insigne: a Arquitectura Paisagista, a Engenharia Agronómica, a Arqueologia, a História, o Restauro e Conservação do Património, as Energias Renováveis, entre outras, para a formulação de problemas, a concepção de hipóteses, e a elaboração de programas de intervenção.

O Programa tem a duração de seis semestres, distribuídos por três anos lectivos. O primeiro ano é composto por três Unidades Curriculares, desdobradas em dois semestres:

• Laboratório é o nódulo estruturante, aí se ensaiam as hipóteses projectuais, formuladas a partir de temas e problemáticas que emergem de “Interior_Novos Territórios”, abrindo a novas reflexões e confrontos com os “estados de arte”.
  • Metodologias constitui-se na dupla dimensão propedêutica e instrumental, e trabalha sobre as aptidões científicas canónicas (de ensaística textual e de elaboração de dissertação); e sobre os instrumentos específicos do Projecto de Arquitectura;
  • Seminário intenta a convergência das diferentes disciplinas envolvidas, através de conferências proferidas por oradores convidados pela pertinência dos contributos e pelo reconhecimento profissional e académico, a nível nacional e internacional.

Pretende-se apetrechar os doutorandos de:

• capacidade de diálogo da Arquitectura com as outras áreas científicas envolvidas no Programa e de domínio das técnicas e metodologias de investigação;
  • capacidade de reconhecer o alcance dos instrumentos de Projecto para o enquadramento de problemáticas, com particular relevância para as relacionadas com o mundo rural, a paisagem, a intervenção sustentável, a reabilitação urbana nestes espaços;
  • capacidade de construir um discurso capaz de comunicar as linhas da pesquisa e as conclusões à comunidade académica, e às entidades intervenientes nas regiões e ao público interessado.

Promovem-se as competências para:

• utilização da Investigação em Projecto para pensar o envolvimento com o mercado de trabalho, criando oportunidades de melhoramento, ao nível de entidades municipais e privadas actuantes no território;
  • potenciação das práticas interdisciplinares para identificar e actuar em situações semelhantes em áreas e regiões de perfil equivalente;
  • estruturação de processos de candidaturas de âmbito europeu, dentro dos quadros estratégicos de referência.

O programa é dirigido a arquitectos e profissionais de áreas afins:

• que utilizam o projecto como meio de acção e reflexão;
  • com experiências recentes de formação avançada, e trabalho em Centros de Investigação;
  • a trabalhar em municípios, e que tenham contacto com questões de gestão do espaço.

O funcionamento é semanal, apoiado por uma equipa de corpo docente fixa, guiada por docentes convidados, que no espaço de Laboratório conduzirão os ensaios projectuais.

Docentes Convidados

Paulo David [PD Arquitecto]

João Nunes [PROAP]

Para inscrições e mais informações: