20 Fev

III Seminário Internacional

Regeneração Urbana Integrada.

Construindo a Cooperação Transfronteiriça Alentejo-Andaluzia-Algarve

Anfiteatro 1 - Colégio Luís António Verney - ECT    Universidade de Évora.

O III Seminário Internacional “Regeneração Urbana Integrada. Construindo a Cooperação Transfronteiriça Alentejo-Andaluzia-Algarve” é uma iniciativa conjunta do Grupo de Cooperação Artes da Universidade de Sevilha e do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA/UÉ), e conta com o apoio da Conselho da Presidência da Junta de Andaluzia, da Oficina de Cooperação para o Desenvolvimento da Universidade de Sevilha, do Departamento de Projectos Arquitectónicos da Escola Técnica Superior de Arquitectura Sevilha (ETSA) e do Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção (CEPAC) da Universidade do Algarve. No Seminário participam professores e investigadores dos grupos de investigação Ingentes, Outarquias y Composite, da Universidade de Sevilha, doCHAIA da Universidade de Évora e do CEPAC da Universidade do Algarve, assim como técnicos da administração pública e profissionais liberais.

O referido evento decorrerános dias 20 e 21 de Fevereiro no Anfiteatro 1 do Colégio Luís António Verney,da Universidade de Évora, e será umSeminário aberto a toda a Academia e também à população em geral.

O Seminário centrar-se-ánas actuais estratégiaspara a regeneraçãourbana desenhando um mapa de ideias-chave para um território que tenta superar fronteiras para encontrar afinidades de actuaçãoeentendimentono âmbito da Cooperação Transfronteiriça da Euro-região Alentejo-Algarve-Andaluzia, através de umareflexão científica das diferentes universidadese de actuações da Administração Pública central, regional e local. O seu objectivo é propiciar um foro de debate e discussão de possíveis futuras linhas de investigação e cooperação.

O Seminário organizar-se-á em quatro Sessões: a Sessão 1, dirigida às estratégias para a Regeneração desde a perspectiva da Arquitectura, do Urbanismo eda Sociedade;a Sessão 2, desde a perspectiva do Sistema Paisagem;e a Sessão 3, a partirdos casos práticos no âmbito das anteriores perspectivas em Projectos de Cooperação, Investigação e Desenvolvimento. Para finalizar, a Sessão 4corresponderá a uma mesa de Debate e Conclusões.