« mar
2024
»
dom
seg
ter
qua
qui
sex 1
sáb 2
dom 3
seg 4
ter 5
qua 6
qui 7
sex 8
sáb 9
dom 10
seg 11
ter 12
qua 13
qui 14
sex 15
sáb 16
dom 17
seg 18
ter 19
qua 20
qui 21
sex 22
sáb 23
dom 24
seg 25
ter 26
qua 27
qui 28
sex 29
sáb 30
dom 31

Login

Newsletter

Receba a nossa newsletter, preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail.

Evento completo

11 Out
a
21 Mai

PAISAGEM E PATRIMÓNIO III (2013-2014)

Seminário interdisciplinar de investigação

PAISAGEM E PATRIMÓNIO III (2013-2014)

 

PAISAGEM E PATRIMÓNIO III (2013-2014)

Seminário interdisciplinar de investigação

Periodicidade mensal

Sexta-feira, 17h00-19h30 (cf. flyer)

Público alvo: mestrandos, doutorandos, comunidade científica e público em geral

 

Com Paisagem e Património III (2013-2014) abordamos agora o Som, elemento frequentemente relegado para segundo plano, o que está em manifesta contradição com o impacto que tem na nossa apreciação da paisagem, mas também do património. Se é prática de longa data documentar/reconstituir/representar/recriar os elementos paisagísticos ou patrimoniais visíveis através da utilização de tecnologias cada vez mais sofisticadas, só muito mais recentemente se começaram a desenvolver trabalhos de investigação e novas ferramentas para captar, medir e representar a qualidade acústica – objectiva e subjectiva, mas estruturante - de um espaço, de um ambiente. O seminário explora as vertentes artística e científica da triangulação Paisagem, Património e Som e propõe um balanço da pesquisa nacional e internacional desenvolvida nos últimos quinze anos.

 

Os conferencistas convidados são músicos, compositores, etnomusicólogos, fotógrafos, geógrafos, historiadores, historiadores de arte, arquitectos paisagistas, arquitectos....

 

 

PROGRAMA  2013 (cf. flyer)

sexta-feira, 11 de Outubro

17h00-19h30, sala 242 CES

Entre utopia e realidade: imagens, sons e cores do bairro de lata

 

Simone Kalkman, formada em História da Arte e em Estudos da América Latina, pelas Universidades de Leiden e de Utrecht, Holanda

Pedro Lobo, Fotógrafo (série Arquitectura de sobrevivência in www.lobofoto.com), investigador, CHAIA/Universidade de Évora

Moderadores: Isabel Lopes Cardoso, Marta Sequeira  

 

sexta-feira, 25 de Outubro 2013

17h00-19h30, sala 242 CES

Escutar a identidade de um lugar e projectá-lo no futuro

 

Mohammed Bazine Boubezari, Arquitecto chefe da empresa Parque Expo, investigador colaborador do Grupo de Acústica do Centro de Análise e Processamento de Sinais do Instituto Superior Técnico (CAPS/IST), director do projecto FCT eyeHear, Cartas sonoras qualitativas para a visualização das paisagens sonoras urbanas PTDC/AMB/73207/2006, representante português do grupo de reflexão COST-ACTION TD 0804 Soundscape of European Cities and Landscapes.

Nuno Torres, do Coletivo OSSO – A OSSO - Associação Cultural é constituída por um colectivo de artistas de diferentes áreas: Música, Dança, Artes Plásticas, Literatura, Performance e Cinema.

Moderadores: Miguel Padeiro, Rute de Sousa Matos

 

sexta-feira, 29 de Novembro 2013

17h00-19h30, sala 242 CES

Entre o fragmento e a lacuna:

a paisagem sonora como testemunho e elemento de (re) construção da memória

 

Iain Foreman, Professor do Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, investigador do INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança) UNL/UTL/UA. (a confirmar)

Centro de Documentação e Investigação do Património Sonoro do Porto (Eduardo Magalhães) – Projecto financiado no âmbito do Festival Manobras no Porto.

Moderação: Paulo Simões Rodrigues, Conceição Freire

 

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

17h00-19h30, sala 242 CES 

 

Arte e Identidade: da paisagem e do património sonoro

Caminhar, despertar o ouvido, reavivar a memória, criar, arquivar. Com esta sessão pretendemos continuar a refletir sobre a identidade sonora do lugar, mas também explorar os conceitos de paisagem e de património em articulação com o som enquanto intervenção terapêutica, entendida lato sensus, e enquanto veículo de (re)criação de identidade.

 

Raquel Castro

Do estudo do som, dos passeios sonoros como metodologia e da ecologia acústica 

pela realizadora, editora e investigadora de paisagens sonoras, professora de Realização na Universidade Lusíada e doutoranda em Comunicação e Artes - sob o tema A Paisagem Sonora de Lisboa - pela Universidade Nova de Lisboa.

Moderador(a): Aurora Carapinha.


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

17h00-19h30, sala 242 CES

Arte e Identidade: da paisagem e do património sonoro


Tiago Pereira

A alfabetização do escutar

É realizador, videasta, mentor e coordenador do website A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, bem como membro dos Sampladélicos artistas associados da Materiais Diversos.

Desde 2003 vem gravando vídeos do património da tradição oral portuguesa. Mais do que arquivos, esses vídeos funcionam como células que se podem remisturar e agrupar. Hoje é cada vez mais urgente fazer uma sensibilização para a importância da memória. É preciso reaprender a ouvir, educar os ouvidos para a escuta.

Moderador(a): Aurora Carapinha e Isabel Lopes Cardoso

 

sexta-feira, 21 de Março de 2014

17h-19h30, sala 131 CES, Universidade de Évora, Évora


Paul Devereux

Examples and Cultural Contexts of Ringing Rocks and Lithophones

An overview is given of the ‘Landscape & Perception’ project (www.landscape- perception.com) being conducted under the auspices of the Royal College of Art, London, by Jon Wozencroft and Paul Devereux. This is an audio-visual field study of the Carn Menyn area of the Preseli Hills of south-west Wales, the origin landscape of the Stonehenge bluestones. It will be shown that the area is rich in sonic rocks. Some further examples of ringing rocks and lithophones elsewhere in the ancient world will be given, with brief references to their cultural contexts.


Brief biographical note:

Trained as an artist (fine art, painter), Paul Devereux is a co-founder and Managing Editor of the academic Routledge publication, Time & Mind – The Journal of Archaeology, Consciousness and Culture (www.tandfonline.com/rtam), and a research associate of the Royal College of Art. He has written many articles and papers, and also 28 books, his latest being Sacred Geography (Gaia/Octopus, 2010). His main research area is archaeoacoustics.

 

Moderação: Leonor Rocha e Paulo Simões Rodrigues

 

 

Organização: CHAIA – Centro de História da Arte e de Investigação Artística, UNIVERSIDADE DE ÉVORA

Parceria: Universidade de Sorbonne-Nouvelle, Paris III; Biblioteca de Arte, Fundação Calouste Gulbenkian

Concepção e coordenação, textos: Isabel Lopes Cardoso, CHAIA/UE

Direcção científica: Aurora Carapinha (Linha Paisagem e Estética da Paisagem, CHAIA/UE), Ilda Mendes dos Santos (Universidade de Sorbonne-Nouvelle, Paris III), Isabel Lopes Cardoso (Linha Paisagem e Estética da Paisagem, CHAIA/UE), Paulo Simões Rodrigues (Linha História da Arte, CHAIA/UE), Rute Sousa Matos (Linha Paisagem e Estética da Paisagem, CHAIA/UE)

Bibliografia: Ana Barata (Biblioteca de Arte/Fundação Calouste Gulbenkian)

 

 


Download Flyer

Inscrição evento

Voltar à listagem