« mar

Horários:

De Seg. a Sext.: 10h00-12h00 e 14h00-18h00

Sábado 14h00-18h00  | Encerra ao Domingo

Trata-se de uma exposição itinerante constituída por 36 painéis, 3 audiovisuais e um dossier documental em linha, que retraça a história, o trabalho e o impacto dos arquitectos paisagistas suíços.

A arquitectura paisagista transforma a paisagem e o nosso modo de a encarar. Esta disciplina moderna, que nasce por volta de 1800, evoluiu rapidamente ao longo do século XX. Hoje, ocupa um lugar importante na sociedade e é matéria de referência nos seus debates. A presente exposição reflecte a riqueza, a diversidade e a complexidade deste campo fascinante. A primeira parte lida com teoria e com história e oferece o quadro conceptual da exposição. O visitante é convidado a descobrir a influência da história dos jardins e o papel importante desempenhado pelos pioneiros da arquitectura paisagista suíça. Este núcleo permite igualmente perceber a função crucial das exposições nacionais, entre as quais se contam a recente Lausanne Jardins. A segunda parte oferece uma visita pelos ateliers de arquitectura paisagista mais importantes. A última secção, “nouvelle vague”, apresenta obras de uma nova geração de arquitectos paisagistas.

A exposição conta com o suporte financeiro de Pro Helvetia - Fundação suíça para a Cultura e tem sido mostrada em vários sítios. Em Portugal, a itinerância começa em Faro prosseguindo-se depois em Vila Real (Março/Abril 2014) e em Évora (Abril/Maio 2014).

A itinerância é acompanhada por uma série de eventos (conferências/colóquios/workshops/lançamentos de livros) sobre o tema da Paisagem, oportunamente anunciados nas páginas das instituições envolvidas na organização da itinerância em Portugal.

Organização da itinerância por Faro, Vila Real e Évora:

Embaixada da Suíça em Portugal, CHAIA - Universidade de Évora, FCT/Universidade do Algarve, Universidade de Trás-os-Montes.