Evento completo
15 Mai
a
31 Jul
Visitas guiadas por ANA DUARTE RODRIGUES
Uma História de Jardins – a sua arte na tratadística e na literatura

Uma História de Jardins
– a sua arte na tratadística e na literatura
15 maio 2014| 31 julho 2014
BNP Sala de Exposições | Entrada livre
Visitas guiadas por Ana Duarte Rodrigues
Datas agendadas:
- 29 maio 2014 | 16.00h
- 16 junho 2014 | 14.00h
- 16 julho 2014 | 14.30h
- 31 julho 2014 | 17.00h
Marcações:
Correio eletrónico : rel_publicas@bnportugal.pt
Telfs: 217 982 167 ou 217 982 168
A exposição Uma História de Jardins – a sua arte na tratadística e na literatura resulta duma parceria entre a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA/UÉ), à qual se associaram a Parques de Sintra-Monte da Lua com a realização dos filmes sobre os jardins de Queluz e o parque de Monserrate (com exibição permanente durante a exposição).
Ana Duarte Rodrigues conduz a viagem pelas imagens, conteúdos, autores, edições e ideias sobre a arte dos jardins que circulavam em Portugal na Idade Moderna que se apresentam organizados em torno de cinco núcleos:
- Primeiro havia um jardim: “o começo da Humanidade justamente num jardim: o Éden. (…) pretende também destacar os livros de maior divulgação: a Bíblia e as Metamorfoses de Ovídio”
- Do útil para o belo: “tratados de agricultura espanhóis, franceses e italianos; edições oitocentistas dos tratados hispano-muçulmanos escritos durante a Idade Média”
- Jardim de Prazer: “Hypnerotomachia Poliphili, o sonho de Polifilo, (…), atravessa múltiplos jardins e paisagens. Neste conjunto incluem-se todos os tratados de arquitetura civil especialmente dedicados às casas de campo, assim como o paradigmático tratado de Dézallier d’Argenville sobre o jardim formal”
- O «locus amoenus»: “remete para o jardim da Arcádia, (…) mais bucólico, (…) por oposição à evocação do prazer associada ao jardim de estilo francês, nomeadamente às Fêtes de l’Île Enchantée. Este núcleo junta a Art of modern gardening de Thomas Whately com outros livros que divulgaram em Portugal o jardim à inglesa”
- Árvore do conhecimento: “área dedicada aos livros e dicionários de botânica que circularam entre nós”
A Exposição Uma História de Jardins – a sua arte na tratadística e na literatura encontra-se patente na Sala de Exposições da Biblioteca Nacional de Portugal até 31 julho, de segunda-feira a sexta-feira entre as 09.30h e as 19.30h, ou aos sábados das 09.30h e as 17.30h. Também, sob marcação prévia, com visitas guiadas por Ana Duarte Rodrigues.