« mai
2025
»
dom
seg
ter
qua
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
seg 5
ter 6
qua 7
qui 8
sex 9
sáb 10
dom 11
seg 12
ter 13
qua 14
qui 15
sex 16
sáb 17
dom 18
seg 19
ter 20
qua 21
qui 22
sex 23
sáb 24
dom 25
seg 26
ter 27
qua 28
qui 29
sex 30
sáb 31

Login

Newsletter

Receba a nossa newsletter, preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail.

Evento completo

15 Mai
a
31 Jul

Visitas guiadas por ANA DUARTE RODRIGUES

Uma História de Jardins – a sua arte na tratadística e na literatura

Visitas guiadas por ANA DUARTE RODRIGUES

Uma História de Jardins

– a sua arte na tratadística e na literatura


15 maio 2014| 31 julho 2014

BNP Sala de Exposições | Entrada livre

 

Visitas guiadas por Ana Duarte Rodrigues

Datas agendadas:

  • 29 maio 2014 | 16.00h
  • 16 junho 2014 | 14.00h
  • 16 julho 2014 | 14.30h
  • 31 julho 2014 | 17.00h

 

Marcações:

Correio eletrónico : rel_publicas@bnportugal.pt

Telfs: 217 982 167 ou 217 982 168

 

A exposição Uma História de Jardins – a sua arte na tratadística e na literatura resulta duma parceria entre a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA/UÉ), à qual se associaram a Parques de Sintra-Monte da Lua com a realização dos filmes sobre os jardins de Queluz e o parque de Monserrate (com exibição permanente durante a exposição).

 

Ana Duarte Rodrigues conduz a viagem pelas imagens, conteúdos, autores, edições e ideias sobre a arte dos jardins que circulavam em Portugal na Idade Moderna que se apresentam organizados em torno de cinco núcleos:

 

  • Primeiro havia um jardim: “o começo da Humanidade justamente num jardim: o Éden. (…) pretende também destacar os livros de maior divulgação: a Bíblia e as Metamorfoses de Ovídio” 
  • Do útil para o belo: “tratados de agricultura espanhóis, franceses e italianos; edições oitocentistas dos tratados hispano-muçulmanos escritos durante a Idade Média” 
  • Jardim de Prazer: “Hypnerotomachia Poliphili, o sonho de Polifilo, (…), atravessa múltiplos jardins e paisagens. Neste conjunto incluem-se todos os tratados de arquitetura civil especialmente dedicados às casas de campo, assim como o paradigmático tratado de Dézallier d’Argenville sobre o jardim formal” 
  • O «locus amoenus»: “remete para o jardim da Arcádia, (…) mais bucólico, (…) por oposição à evocação do prazer associada ao jardim de estilo francês, nomeadamente às Fêtes de l’Île Enchantée. Este núcleo junta a Art of modern gardening de Thomas Whately com outros livros que divulgaram em Portugal o jardim à inglesa” 
  • Árvore do conhecimento: “área dedicada aos livros e dicionários de botânica que circularam entre nós

 

A Exposição Uma História de Jardins – a sua arte na tratadística e na literatura encontra-se patente na Sala de Exposições da Biblioteca Nacional de Portugal até 31 julho, de segunda-feira a sexta-feira entre as 09.30h e as 19.30h, ou aos sábados das 09.30h e as 17.30h. Também, sob marcação prévia, com visitas guiadas por Ana Duarte Rodrigues.

 


Voltar à listagem