29 Set

Festival de Performance e Artes da terra

Escrita na Paisagem 2010

Escrita na Paisagem

Aproxima-se mais uma edição de Escrita na Paisagem. Dedicada este ano ao conceito de re:play, a sétima edição do Festival leva-nos a pensar a paisagem como lugar de re:petições, re:criações e re:descobertas.
Abordamos, assim uma paisagem arquivo, lugar de memórias, de documentos, de construções; uma paisagem feita ainda (sempre) da possibilidade de re:ler, re:fazer, re:ver. Uma paisagem que convive e acompanha as estratégias de re:petição e re:invenção centrais em muita da criação artística contemporânea, convocando a cultura do copy-paste, do re:mix, ou da fotocópia.

Por fim, uma paisagem que não esquece as tradições, também elas um re:play – uma re:visitação e re:novação do passado. Queremos contar convosco! Bem-vind(a)os!

Destaques da programação > 1 de Julho

* Sound Unbound, conferência-demonstração com || lecture-demo with || DJ Spooky
* The Secret Song, concerto de abertura com || opening concert with || DJ Spooky
* Últimas Ceias || Last Suppers || Museu de Évora || Jorge de Sousa, Marcos López, Noémia Cruz
* Pedro Proença, Saladas Tipográficas e outras Barbaridades Afins || Arte de Guerrilha || Ruas da cidade

Programa de 1 de Julho

15h, DJ Spooky
Auditório da Universidade de Évora
'Sound Unbound', conferência-demonstração
Sound Unbound é a mais recente colectânea de ensaios publicada por Paul Miller, a.k.a. DJ Spooky, a.k.a. That Subliminal Kid. Inclui 36 artigos centrados no papel do artista, compositor e escritor num mundo de crescentes ligações.
Paul Miller reconstrói a história do som e dos meios de registo, analisando vários artistas da área (Eno, Reich, Moby, Chuck D., Boulez), pensadores e teóricos (Jonatham Lethem, Bruce Sterling ou Manuel Delanda). Na conferência, Miller cruza estes temas com o conceito de remix, numa conferência plena de rip-mix-burn.

ao longo do dia, Pedro Proença,
Saladas Tipográficas e outras Barbaridades Afins
Numa rua perto de si, Évora
Exposição em formato 'arte de guerrilha': afixação de peças de Pedro Proença.
Pedro Proença apresenta, nesta exposição, uma eloquente e lúdica revisitação de material tipográfico, ilustrativo e artístico, transformando-o numa apetecível e divertida viagem pela galáxia Gutenberg. Os elementos tipográficos são assumidos impudicamente quer em versões defeituosas, quer em desconstruções "dadaístas", quer em remakes fantasiosos, quer em criações originais (ora contidas, ora extravagantes). Para este efeito o artista criou algumas centenas de "fontes". Das cores brilhantes da estética pop à ilustração publicitária dos anos 50, da iconografia tipográfica do século XVIII às vanguardas do século XX, a história da imprensa e da ilustração proporcionam-lhe uma infinidade de referências que ele re:combina com o gosto da funny joke, com êxito engenhoso e o prazer da crítica mordaz.

20h, Últimas Ceias
Museu de Évora
Obras de Jorge de Sousa, Marcos López, Noémia Cruz
A Última Ceia é talvez o tema mais recorrentemente difundido no espaço da cultura religiosa de matriz cristã, mas também um dos mais glosados, citados, re:mediados pela arte do século XX. É um tema re:play por excelência, inscrevendo nos seus próprios termos a re:petição do gesto redentor.

22h, DJ Spooky – That Subliminal Kid
Colégio do Espírito Santo, Claustro Maior da Universidade de Évora
The Secret Song
Em The Secret Song, DJ Spooky (nome de arte do teórico e académico Paul D. Miller) articula samplings de música e vídeo num concerto explosivo, focado no choque entre economia e globalização. Com efeito, neste concerto Dj Spooky empreende uma retrospectiva crítica do século XX, uma abordagem da "história através do sampling". The Secret Song é o comentário do criador ao nosso mundo em transformação e às consequências que se reflectem na música, economia e cultura global do século XXI.
The Secret Song é o mais recente trabalho de vídeo e música de DJ Spooky, considerado um dos fundadores da cultura do remix, e constitui uma amostra representativa do trabalho prático e teórico desenvolvido por este compositor, escritor, artista conceptual, multimédia, e transdisciplinar, baseado em Nova Iorque. Paul D. Miller [aka DJ Spooky – aka That Subliminal Kid] considera que o remixing do DJ configura o modelo essencial da criação artística contemporânea, uma criação feita de fluxos de padrões de som e cultura. E o artista é aquele que articula e re:estrutura os muitos conceitos e objectos culturais que nos rodeiam, fazendo uso da tecnologia e estética para criar algo novo, expressivo e totalmente imprevisível.

Formação
Encontram no sítio do Festival (http://www.escritanapaisagem.net) os links com a informação sobre a Escola de Verão, este ano com a Cie Philippe Genty e Phillip Zarrilli. Agradecemos a divulgação!

* Cie Philippe Genty (EN), (PT)
* Phillip Zarrilli (EN), (IT), (PT)

Ligações
O Escrita na Paisagem tem uma página de fãs no Facebook! Susbcrevam e mantenham-se a par! Participem na divulgação, convidando amigos para o Festival!
facebook-Escrita-na-Paisagem
INTERsection: intimacy and spectacle
um projecto da Quadrienal de Praga
Informações em português sobre o Simpósio dedicado à Curadoria, a realizar em Setembro (pdf): http://bit.ly/bi1qWs
Período de inscrições a decorrer!
INTERsection: intimacy and spectale:http://www.intersection.cz
Quadrienal de Praga: http://www.pq.cz/en/