Conferência com a Prof.ª Ana CAVALCANTI

Com a Professora Ana Cavalcanti

22 janeiro 2015  |  16.00h-18.00h

UÉ | Palácio do Vimioso|  Sala 205

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Nota biográfica da oradora

Ana Cavalcanti é formada em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), e licenciada em Educação Artística pelo Instituto Metodista Bennett (1990), Ana Cavalcanti é mestra (1995) e doutora (1999) em História da Arte pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne). Desde 2006 é professora adjunta na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da mesma instituição. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, trabalhando com os seguintes temas: arte no Brasil, século XIX, crítica de arte e receção da obra de arte, Salões e exposições de arte, relações entre arte brasileira e europeia. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte do qual foi Vice-presidente de 2011 a 2013.

Interesses de Pesquisa

História da arte brasileira do século XIX e início do XX – pintores brasileiros; os Prêmios de Viagem à Europa (AIBA e ENBA); a crítica de arte no Brasil e na França do século XIX; história dos salões de arte - as exposições de arte no Brasil do século XIX / início do século XX; as relações artísticas entre Brasil e França no século XIX; estudo do acervo do museu D. João VI EBA/UFRJ.

Fonte: http://www.ppgav.eba.ufrj.br/integrante/ana-cavalcanti/