« mar

Em torno das marionetas

03 de setembro de 2015 | 18.00h-20.00h

Em torno das marionetas

A encerrar o programa de actividades que acompanha a exposição de marionetas A possível história, realiza-se no próximo dia 3 de setembro a iniciativa Em torno das marionetas, reunindo, com o apoio do CHAIA da Universidade de Évora, três propostas: a apresentação do percurso de investigação em marionetas na Universidade de Évora (a cargo da prof. Doutora Christine Zurbach, investigadora responsável de vários projectos de investigação em marionetas baseados no CHAIA). Nesta apresentação estão em foco as actividades dos seminários de marionetas realizados em paralelo com a BIME, bem como projectos de investigação em marionetas tradicionais e contemporâneas —que na Universidade de Évora foram objecto de um curso de mestrado pioneiro em Portugal—, teses, espectáculos e relatórios, bem como inúmeras publicações. É precisamente uma publicação que constitui a segunda iniciativa do dia: apresenta-se o livro de José Alberto Ferreira Da vida das marionetas, editado em 2015 pela Companhia das Ilhas. Reunindo um conjunto de ensaios sobre os bonecos de Santo Aleixo, o livro será apresentado pela Prof.ª Doutora Isabel Bezelga. A encerrar a sessão, uma mesa-redonda aborda as relações entre as marionetas como património, as dimensões institucionais de patrimonialização e preservação das tradições e as estratégias tendentes à elaboração de iniciativas de caracterização das marionetas como património. Intervêm na mesa-redonda Maria José Machado, directora do Museu da Marioneta de Lisboa, Christine Zurbach (CHAIA-UÉ) e Isabel Bezelga (DAC-UÉ). A sessão é aberta ao público e decorre na Direcção Regional da Cultura do Alentejo, no nº 5 da Rua de Burgos, em Évora.

18.00h

A investigação em marionetas em Évora: materiais de percurso

Prof. Doutora Christine Zurbach (CHAIA-UÉ)

18.30h