Urban Transformations in the Late Antique West:

from materials to models.

Urban Transformations in the Late Antique West:

A Universidade de Évora acolhe nos dias 22 e 23 de Junho o congresso Urban Transformations in the Late Antique West: from materials to models.

Trata-se do mais importante congresso alguma vez realizado em Portugal sobre o tema da evolução, mudança e transformação que ocorreu no mundo urbano durante o período de transição entre o Império romano e a Idade Média. Entre o século IV e o VIII ocorreram fenómenos como a crescente dificuldade em gerir e manter as funções urbanas, a quebra nos sentimentos de vinculação colectiva e de cidadania, a falta de confiança nas instituições do Estado central e no poder político ou ainda as alterações motivadas pela chegada de novas religiões e a crise dos cultos oficiais. Ou seja, de alguma forma reconhecemos nestes processos grandes semelhanças com realidades que encontramos hoje, em pleno século XXI, pelo que o tema se reveste da maior actualidade.

Pela primeira vez, Portugal recebe os mais conceituados investigadores que se dedicam ao estudo deste período, reconhecendo-se assim uma dinâmica de trabalho em curso desde 2012, data de realização do Congresso Internacional de Arqueologia da Transição, que criou uma rede de contactos já com várias realizações. Não será por acaso que a comissão científica reconheceu que a Universidade de Évora seria o local ideal para a realização deste congresso.

As inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas no endereço http://www.urbanlateantique.uevora.pt.