2.ª Edição Workshop Arqueologia 3.0

Divulgação, Comunicação e Socialização da Arqueologia

2.ª Edição Workshop Arqueologia 3.0

Apresentação

A segunda edição do Workshop Arqueologia 3.0, agendada para os dias 15 e 16 de Março, tem como temática a Divulgação, Comunicação e Socialização da Arqueologia. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Fundação da Casa de Bragança – Museu-Biblioteca da Casa de Bragança e da Universidade de ÉvoraCentro Ciência Viva de Estremoz, instituições anfitriãs do evento.

O primeiro dia do Workshop decorrerá nas instalações do Museu de Arqueologia da Fundação da Casa de Bragança (Vila Viçosa) - dia 15 de Março - e o segundo - dias 16 de Março - terá lugar no Centro Ciência Viva de Estremoz. Durante estes dois dias, e seguindo a linha condutora da primeira edição do evento, pretende-se abordar a questão da divulgação e valorização do património arqueológico à luz de diferentes perspectivas e experiências. Nesta segunda edição dar-se-á particular relevo à socialização da Arqueologia e às potencialidades do património arqueológico enquanto recurso sociocultural e económico.

Para tal contamos com a apresentação de vários projetos, nacionais e internacionais, focados na salvaguarda e difusão do conhecimento sobre o património arqueológico e no envolvimento das comunidades locais nesse propósito.

Estará em discussão a noção de uma “Arqueologia Pública” e a importância de se pensar a ciência e património arqueológicos como um recurso de futuro, potenciando o respectivo valor científico e impacto social.

Objectivos

• “Levar as pessoas à Arqueologia”: dar a conhecer diferentes projetos e experiências na área da divulgação e socialização da Arqueologia
  • “Levar a Arqueologia às pessoas”: promover a socialização do património arqueológico como mais-valia para a divulgação do conhecimento científico e a preservação da memória comum

• Alunos de 1º, 2º e 3º Ciclos de Arqueologia
  • Profissionais de Arqueologia, em especial técnicos de autarquias e de instituições museológicas
  • Profissionais de Museologia
  • Gestores Culturais
  • Outros Profissionais

Parcerias Institucionais

Comissões do Workshop

Comissão Científica

• André Carneiro (Escola de Ciências Sociais – UÉ)
  • António Candeias (HERCULES – UÉ)
  • Carlos Fabião (UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa)
  • Maria de Jesus Monge (Museu - Biblioteca da Casa de Bragança – Fundação da Casa de Bragança)
  • Rui Dias (CCVEstremoz – UÉ)

• André Carneiro (ECS – UÉ)
  • Isabel Machado (CCVEstremoz - UÉ)
  • Mónica Rolo (UNIARQ – UL)
  • Noel Moreira (CCVEstremoz – UÉ)
  • Susana Campos (CCVEstremoz – UÉ)

Comissão Executiva

• Ana Martins (UÉ)
  • Eduardo Pereira (CCVEstremoz - UÉ)
  • Noel Moreira (CCVEstremoz – UÉ)
  • Nuno Mourinha
  • Mónica Rolo (UNIARQ – UL)
  • Sara Malhado (MBCB – FCB)
  • Susana Campos (CCVEstremoz – UÉ)

Inscrição Público geral

Inscrição Estudantes

40,00 €

20,00 €

O valor da inscrição inclui a documentação do workshop, a participação nas sessões, os coffee-breaks e o almoço de dia 16 de março.

Alojamento Público geral

Alojamento Estudantes

10,00 € com saco cama e toalhas pelo próprio
12,50 € com cama feita e toalhas pelo CCVEstremoz.

Incluído no valor de inscrição com saco cama e toalhas trazidos pelo próprio.

Inscrições limitadas a 30 participantes, até dia 5 de março de 2018.

Após realizar a inscrição, deverá efetuar a sua transferência bancária para o IBAN PT50 0007 0000 0008 3746 9882 3 SWIFT/BIC BESCPTPL do Novo Banco, a qual se considera validada com o envio do comprovativo para ccvestremoz@uevora.pt. Para emissão da fatura, indique os dados: nome, morada e NIF, se diferentes do formulário de inscrição.

Em caso de desistência:
até dia 5 de março - devolução 100% do valor;
de 5 a 9 de março - devolução de 50% do valor;
a partir de 9 março - não se realiza devolução do valor.

Inscrição e logística

Centro Ciência Viva de Estremoz

Telefone: 268 334 285; Telemóveis: 968 312 768 - 912 165 111

E-mail: ccvestremoz'@'uevora.pt / scampos'@'estremoz.cienciaviva.pt