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29 Set
Seminário Internacional: Investigar Arquitectura
Speaking of Architecture

Este seminário pretende responder à pergunta: o que significa a investigação avançada em
arquitectura? Esta investigação deve ser abrangente mas com marcas distintivas, que consigam dotar
um programa de doutoramento com especificidades e dinâmicas singulares. No caso da arquitectura,
a formação avançada deve estar fundada não só na sua história e teoria mas também – à luz das
possibilidades da nova lei que regula a atribuição do grau de doutor – na inclusão de "uma obra ou
conjunto de obras ou realizações com carácter inovador, acompanhada de fundamentação escrita que
explicite o processo de concepção e elaboração, a capacidade de investigação." (Dec. Lei 230/2009
de 14 de Setembro de 2009).
Assim – a par das pesquisas tecnológicas, históricas e teóricas – o desenvolvimento do trabalho
prático de projecto surge como forma legítima, pertinente e actual de concluir uma formação
avançada. No contexto da Escola de Artes da Universidade de Évora, a investigação avançada em
arquitectura contempla dois sentidos principais:
1) Projecto e prática como investigação
2) Teoria, crítica e curadoria da arquitectura
Entende-se por arquitectura uma disciplina que, para além da vertente técnica associada à construção,
congrega diversos saberes numa estrutura material e conceptual capaz de conformar a nossa realidade.
Por força desta natureza sincrética, importa discutir o seu campo específico de intervenção e pesquisa.
Procurando tirar partido do estatuto do contexto histórico da cidade de Évora, Património Mundial
da Unesco, a Escola de Artes pretende criar um programa de estudos com identidade própria. Para
tal, é preciso definir as bases do mesmo. Se são claros os dois eixos sobre os quais se deve guiar a
investigação, o modo de a fazer ainda parece incerto. Ou seja, subsiste uma questão equívoca sobre
que tipo de conteúdos, competências e organização deve promover um programa de doutoramento
com estas características. Acrescente-se que, após o Processo de Bolonha, o âmbito da investigação
deixa de estar restrito à academia e passa a fazer parte da vida daqueles que procuram consolidar as
suas competências profissionais. Os novos modelos de investigação devem reflectir esta realidade,
em que o doutoramento não corresponde ao final de um percurso mas constitui uma etapa inicial.
Interessa, pois, debater os seus fundamentos para o caso concreto da arquitectura. É desta definição
que surgirá um modelo de investigação avançada, a ser implementado no âmbito do 3º ciclo de ensino.
Link para o website do evento: http://www.investigararquitectura.uevora.pt/