« abr
2024
»
dom
seg 1
ter 2
qua 3
qui 4
sex 5
sáb 6
dom 7
seg 8
ter 9
qua 10
qui 11
sex 12
sáb 13
dom 14
seg 15
ter 16
qua 17
qui 18
sex 19
sáb 20
dom 21
seg 22
ter 23
qua 24
qui 25
sex 26
sáb 27
dom 28
seg 29
ter 30

Login

Newsletter

Receba a nossa newsletter, preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail.

Evento completo

09 Abr

Aula Aberta por CLÁUDIA MADEIRA

Galeria Inatel |09.04.2019 |14.00h |Entrada livre

Aula Aberta por CLÁUDIA MADEIRA

Performance Arte em Portugal: um objeto reencontrado para a História de Arte Portuguesa

 

Nesta aula aberta, cujo convite à participação aqui se deixa, a Professora Doutorada Cláudia Madeira aborda a “História” da arte da performance portuguesa, como género artístico e o seu entendimento das razões dessa nomeação, desde os anos 60 do século XX.

 

Cláudia Madeira apresenta também «contributos teóricos fragmentários e focados essencialmente no percurso de artistas singulares que, de modo geral, acabaram por ser mais conhecidos pelas suas práticas artísticas menos performáticas (poesia, pintura, escultura), (...). Várias questões se colocam a uma análise mais aprofundada e abrangente desta história que passam por dificuldades de hierarquização dos seus agentes e obras, indisponibilização das fontes, estratégias de mercado por parte de intermediários culturais (programadores, curadores, comissários, críticos), entre outras questões que ajudarão a problematizar esta história que parece caracterizar-se no seu estádio atual por um carácter “performativo” e “especulativo”».


Palavras-Chave: arte da performance portuguesareenactment; reperformance; arquivo; performance social, história performativa

 

 

 

Nota biográfica

 

Cláudia Madeira é licenciada em Sociologia (Universidade Nova de Lisboa), Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (Instituto Universitário de Lisboa), e Doutorada em Sociologia da Arte e da Cultura (Universidade de Lisboa). É atualmente Professora Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa e atualmente a sua investigação centra-se em problemáticas em torno da arte da performance portuguesa.


Voltar à listagem