Evento completo
09 Abr
Aula Aberta por CLÁUDIA MADEIRA
Galeria Inatel |09.04.2019 |14.00h |Entrada livre

Performance Arte em Portugal: um objeto reencontrado para a História de Arte Portuguesa
Nesta aula aberta, cujo convite à participação aqui se deixa, a Professora Doutorada Cláudia Madeira aborda a “História” da arte da performance portuguesa, como género artístico e o seu entendimento das razões dessa nomeação, desde os anos 60 do século XX.
Cláudia Madeira apresenta também «contributos teóricos fragmentários e focados essencialmente no percurso de artistas singulares que, de modo geral, acabaram por ser mais conhecidos pelas suas práticas artísticas menos performáticas (poesia, pintura, escultura), (...). Várias questões se colocam a uma análise mais aprofundada e abrangente desta história que passam por dificuldades de hierarquização dos seus agentes e obras, indisponibilização das fontes, estratégias de mercado por parte de intermediários culturais (programadores, curadores, comissários, críticos), entre outras questões que ajudarão a problematizar esta história que parece caracterizar-se no seu estádio atual por um carácter “performativo” e “especulativo”».
Palavras-Chave: arte da performance portuguesa; reenactment; reperformance; arquivo; performance social, história performativa
Nota biográfica
Cláudia Madeira é licenciada em Sociologia (Universidade Nova de Lisboa), Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (Instituto Universitário de Lisboa), e Doutorada em Sociologia da Arte e da Cultura (Universidade de Lisboa). É atualmente Professora Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa e atualmente a sua investigação centra-se em problemáticas em torno da arte da performance portuguesa.