« mai
2025
»
dom
seg
ter
qua
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
seg 5
ter 6
qua 7
qui 8
sex 9
sáb 10
dom 11
seg 12
ter 13
qua 14
qui 15
sex 16
sáb 17
dom 18
seg 19
ter 20
qua 21
qui 22
sex 23
sáb 24
dom 25
seg 26
ter 27
qua 28
qui 29
sex 30
sáb 31

Login

Newsletter

Receba a nossa newsletter, preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail.

Evento completo

16 Set
a
18 Set

3º EIRPAC

setembro 2019

3º EIRPAC

3º Encontro Internacional Artísticas Comunitárias de Reflexão sobre Práticas

16—18 Setembro 2019

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Porto/Portugal

 

“A busca do Comum – contributos das práticas artísticas para outros futuros possíveis“

 

As duas edições anteriores do ENCONTRO INTERNACIONAL DE REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS ARTÍSTICAS COMUNITÁRIAS (EIRPAC), realizadas em 2015 e 2017, integrando a programação do MEXE_Encontro Internacional de Arte e Comunidade, juntaram 425 participantes (284 nacionais e 141 estrangeiros) nas dezenas de ações promovidas, afirmando-se como um espaço incontornável, a nível nacional e internacional, neste campo de produção científica.

 

Com base neste percurso e nas inquietações e interrogações do mundo atual, o desafio do III EIRPAC centra-se no tema “A busca do Comum – contributos das práticas artísticas para outros futuros possíveis“.

 

Esta 3ª edição terá lugar nos dias 16, 17 e 18 de Setembro de 2019 no Porto, integrado na 5ª edição do MEXE_Encontro Internacional de Arte e Comunidade, numa coorganização entre:

O Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA/UE), o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEPUP), a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo

do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE/ IPP), o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IELT/FCSH/NOVA), o Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA), o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), o  I2ADS da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (I2ADS/FBAUP), a PELE , a Universidade Católica de Lisboa (UCL) e a Universidade Lusófona do Porto (ULP).


Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.

 

O III EIRPAC é fortemente inspirado nos movimentos sociais que emergem relativamente às transformações políticas que proliferam pelo mundo e a emergência de novos e renovados espaços de participação e criação artística. Em momentos de inquietude e desesperança, de que forma se implicam as práticas artísticas na projeção e construção coletiva de novas realidades e novos futuros? Neste sentido, o foco deste EIRPAC situa-se precisamente na análise e reflexão sobre as dimensões éticas, estéticas e políticas dos processos criativos.

 

O EIRPAC pretende refletir a diversidade destas práticas e como tal a sua organização deverá contemplar quer os espaços de reflexão académica mais sistematizada, assim como espaços de partilha de perspectivas e de boas práticas, num registo de maior informalidade e envolvendo as comunidades locais.

 

PROGRAMA COMPLETO:

 

Download Flyer

Voltar à listagem