Evento completo
16 Set
a
18 Set
3º EIRPAC
setembro 2019

3º Encontro Internacional Artísticas Comunitárias de Reflexão sobre Práticas
16—18 Setembro 2019
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Porto/Portugal
“A busca do Comum – contributos das práticas artísticas para outros futuros possíveis“
As duas edições anteriores do ENCONTRO INTERNACIONAL DE REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS ARTÍSTICAS COMUNITÁRIAS (EIRPAC), realizadas em 2015 e 2017, integrando a programação do MEXE_Encontro Internacional de Arte e Comunidade, juntaram 425 participantes (284 nacionais e 141 estrangeiros) nas dezenas de ações promovidas, afirmando-se como um espaço incontornável, a nível nacional e internacional, neste campo de produção científica.
Com base neste percurso e nas inquietações e interrogações do mundo atual, o desafio do III EIRPAC centra-se no tema “A busca do Comum – contributos das práticas artísticas para outros futuros possíveis“.
Esta 3ª edição terá lugar nos dias 16, 17 e 18 de Setembro de 2019 no Porto, integrado na 5ª edição do MEXE_Encontro Internacional de Arte e Comunidade, numa coorganização entre:
O Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA/UE), o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEPUP), a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo
do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE/ IPP), o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IELT/FCSH/NOVA), o Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA), o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), o I2ADS da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (I2ADS/FBAUP), a PELE , a Universidade Católica de Lisboa (UCL) e a Universidade Lusófona do Porto (ULP).
Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.
O III EIRPAC é fortemente inspirado nos movimentos sociais que emergem relativamente às transformações políticas que proliferam pelo mundo e a emergência de novos e renovados espaços de participação e criação artística. Em momentos de inquietude e desesperança, de que forma se implicam as práticas artísticas na projeção e construção coletiva de novas realidades e novos futuros? Neste sentido, o foco deste EIRPAC situa-se precisamente na análise e reflexão sobre as dimensões éticas, estéticas e políticas dos processos criativos.
O EIRPAC pretende refletir a diversidade destas práticas e como tal a sua organização deverá contemplar quer os espaços de reflexão académica mais sistematizada, assim como espaços de partilha de perspectivas e de boas práticas, num registo de maior informalidade e envolvendo as comunidades locais.
PROGRAMA COMPLETO: