« jul
2025
»
dom
seg
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
seg 7
ter 8
qua 9
qui 10
sex 11
sáb 12
dom 13
seg 14
ter 15
qua 16
qui 17
sex 18
sáb 19
dom 20
seg 21
ter 22
qua 23
qui 24
sex 25
sáb 26
dom 27
seg 28
ter 29
qua 30
qui 31

Login

Newsletter

Receba a nossa newsletter, preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail.

Evento completo

08 Out
a
27 Nov

CONSTRUIR COM IMAGENS:

FOTOGENIAS DA ARQUITECTURA

CONSTRUIR COM IMAGENS:

 

 

Entre 1933 e 1974, a construção da imagem de Portugal foi sendo concretizada através de fotografias editadas que constituíram o ensaio fotográfico da designada Política do Espírito. Essa narrativa visual, publicada em múltiplos suportes (jornais, revistas, guias, livros, catálogos, folhetos…) e encenada em espaços expositivos vários (pavilhões, museus, feiras…), foi realizada através do trabalho desenvolvido por um colectivo de caçadores e editores de imagens.

 

 

A exposição procura revelar a politização e a estetização das imagens fotográficas, descortinando os mecanismos e significados da engenharia visual de um Portugal editado.

 

 

 

 

Para o realizar, seleccionámos um conjunto de publicações que exibe nas suas páginas, e através de dispositivos híbridos de visualização (fotografias, fotomontagens, gráficos, tipografias), a fotogenia da arquitectura, da paisagem, dos monumentos, das obras públicas e da cultura popular, assumindo-as como campos discursivos da meta-imagem de Portugal.

 

 

 

A conferência pela Prof.ª Doutora  Paula André ( DINAMIA’CET-ISCTE / ISTCE-Instituto Universitário de Lisboa), pode ser visionada no dia 8 de Outubro de 2020, às 17:30h, na ocasião da inauguração da Exposição.

 

A assistência é feita presencialmente, na Direcção Regional de Cultura do Alentejo, na Casa de Burgos, em Évora, (número limitado de participantes)

ou, em alternativa, através da plataforma Zoom, através do seguinte link: 

 

https://us04web.zoom.us/j/9153885631?pwd=em9tWTRWdVZJVWtwakRheVdFNE80Zz09  

- ID da reunião: 915 388 5631 - Senha de acesso: gwp5uP


Download Flyer

Voltar à listagem