Evento completo
17 Nov
a
02 Fev
Ciclo de Conferências Image in Science and Art
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN |AUDITÓRIO 2 | 18.00

IMAGE IN SCIENCE AND ART
São inúmeras as relações e interacções entre ciência e arte. Mas convém não cairmos em generalizações fáceis e pensar que tudo se assemelha, que é fácil estabelecer pontes entre os vários domínios do conhecimento. Exactamente por corresponderem a linguagens especializadas e de grande precisão, as ligações conseguem-se recorrendo sobretudo às componentes mais tácitas, à expressão das emoções, à infraestrutura de sensibilidades em que estamos mergulhados, ao espírito da época. Em cada tempo histórico estas relações mudam e importa compreender aquilo a que se dá valor essencial no presente.
A arte foi um vector poderoso de transmissão de valores e de cultura durante milénios, tendo-se tornado num instrumento consciente de libertação e de emancipação do homem somente há pouco mais de um século. Mas o artista, como sujeito, é parte do objecto que retrata, é inseparável do seu modelo, da sua escolha. Por outro lado, a ciência moderna foi marcada desde o seu início pela emancipação e capacidade de objecção dos seus praticantes, que sempre pretenderam (em última análise) eliminar o sujeito do quadro de observação da realidade – tal era a ânsia de universalidade na descrição dos fenómenos naturais que os animava. Aqui reside em grande parte o abismo entre a arte e a ciência. Mas estes saberes partilham igualmente estratégias comuns: quer a arte, quer a ciência, precisam de ser públicas (ou publicadas). É este o critério último da verdade que pretendem transmitir.
Pensamos assim que a série de conferências sobre a imagem na ciência e na arte que a Fundação Calouste Gulbenkian realiza, em colaboração com o Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, é um excelente modo de revisitar todas estas questões, pela qualidade e diversidade dos oradores, bem como dos temas que vão debater com o público. Pensamos também que servirão como um pertinente revelador das rupturas e das inquietações que nos acompanham neste século XXI.
Julho 2010.
João Caraça, Director do Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian
CONFERÊNCIA INAUGURAL
17 Novembro 2010 | 18.00
“Taking it on Trust” in Images of Nature
Martin Kemp
PRÓXIMAS CONFERÊNCIAS:
15 Dezembro 2010 | 18.00
The Problem of a Picture of an Atom*
Christopher Toumey
A credibilidade da nanotecnologia advém em grande parte do facto de produzir imagens detalhadas e atraentes de átomos, moléculas e outros objectos da nanoescala. Mas essas imagens não são como as fotografias. No caso da fotografia, pode comparar-se a foto de um objecto com o objecto em si, de forma a verificar se a foto constitui uma imagem fiel do objecto. As nanoimagens, porém, são interpretações visuais de dados electrónicos, e geralmente incluem uma série de melhorias artificiais. Isto significa que uma imagem de um átomo ou de uma molécula não é uma imagem fiel de um átomo ou de uma molécula.
Christopher Toumey irá falar-nos sobre a história da microscopia electrónica até aos nossos dias e da situação actual da nanoimagens. Em seguida, para explorar o modo como se pode obter o máximo benefício a partir do conhecimento visual contido nas nanoimagens, irá rever alguns princípios da teoria Cubista inicial. Pode-se aplicar esses princípios às nanoimagens: em vez de abandonar nanoimagens problemáticas, poderá entender-se melhor as imagens de objectos à nanoescala olhando para eles da mesma forma com que os primeiros Cubistas olharam os objectos por eles pintados.
19 Janeiro 2011| 18.00
Visiting Time: The Renegotiation of Time through Time-Based Art*
Boris Groys
2 Fevereiro 2011 | 18.00
Functional Images of the Brain: Beauty, Bounty, and Beyond*
Judy Illes
*Tradução simultânea
INFORMAÇÕES:
Rita Rebelo de Andrade | SERVIÇO DE CIÊNCIA | FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
Av. de Berna, 45 A – 1067-001 LISBOA
T. 21 782 35 25 | E. scienceandart@gulbenkian.pt | www.gulbenkian.pt
W. www.gulbenkian.pt/scienceandart
Videodifusão | http://live.fccn.pt/fcg