Evento completo
23 Nov
Pedro Charneca | Exposição
Conferencia de Abertura por José Alberto Gomes Machado

Exposição pinturas de Pedro Charneca
Caravaggio 400
Colégio do Espírito Santo | Évora
Inauguração dia 23/11 com conferência sobre o pintor por José Alberto Gomes Machado
Sala 131 | 17h 30m
Biografia do Pintor
Pedro Charneca nasceu em Moçambique a 11 de Março de 1961. Iniciou-se, como autodidacta, na cerâmica e na pintura de aguarela. Tem dois irmãos artistas, António e Francisco. Participou, até hoje, em dezenas de exposições, individuais e colectivas. Está representado em várias colecções particulares, no país e no estrangeiro. Tem cultivado, como técnicas principais, o óleo e a aguarela, sendo considerado um dos principais aguarelistas da sua geração. A sua temática é bastante variada, sendo de destacar a pintura de paisagem, rural e urbana, bem como cenas de género e retratos do quotidiano. A presente exposição resulta de um desafio lançado ao artista: aproveitar o 4º centenário da morte de Caravaggio para uma reinterpretação pessoal da obra desse revolucionário da arte europeia. Optando maioritariamente por pequenos formatos, Pedro Charneca entregou-se a um exercício de selecção e (re)apresentação de algumas obras do genial pintor lombardo, espelhando nelas a sua própria sensibilidade contemporânea. Ao domínio da luz, verdadeiro protagonista da obra de Caravaggio, o pintor responde com a subtil gradação dos tons e manchas de cor. Embora a fidelidade compositiva aos originais seja grande, encontramos aqui diversas alterações de tom, posturas e fisionomias, que introduzem diferenças tipológicas, onde se exprime um novo olhar e que interpelam a nossa cansada memória visual, estimulando-a e forçando-a a responder a novas propostas estéticas.
José Alberto Gomes Machado
"Este jogo de pequenas variações é simultaneamente perturbante e desafiante. O mesmo torna-se subtilmente outro. Ao realismo sem concessões de Caravaggio, acresce uma releitura poética, em que o desvio não deixa de ser homenagem.
Estou ciente de que a presente exposição constitui um ponto alto na produção artística de Pedro Charneca. É diferente de tudo o resto até agora apresentado em público. Mais do que uma inflexão no seu percurso, testemunha uma reflexão.
Nesta ousadia de confrontar-se com a obra de um dos maiores nomes da arte ocidental, mostrou, com humildade e coragem, toda a sua criatividade, capacidade de observação e recriação.
As qualidades técnicas e estéticas de que sempre deu prova, continuam aqui presentes, mas transfiguradas pelo rigor poético e a sensibilidade de um olhar contemporâneo, lançado sobre um monstro sagrado que, há 400 anos, inaugurou a modernidade."
José Alberto Gomes Machado