« mai
2025
»
dom
seg
ter
qua
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
seg 5
ter 6
qua 7
qui 8
sex 9
sáb 10
dom 11
seg 12
ter 13
qua 14
qui 15
sex 16
sáb 17
dom 18
seg 19
ter 20
qua 21
qui 22
sex 23
sáb 24
dom 25
seg 26
ter 27
qua 28
qui 29
sex 30
sáb 31

Login

Newsletter

Receba a nossa newsletter, preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail.

Evento completo

23 Nov

Pedro Charneca | Exposição

Conferencia de Abertura por José Alberto Gomes Machado

Pedro Charneca | Exposição

Exposição pinturas de Pedro Charneca
Caravaggio 400

Colégio do Espírito Santo | Évora

Inauguração dia 23/11 com conferência sobre o pintor por José Alberto Gomes Machado
Sala 131 | 17h 30m

Biografia do Pintor

Pedro Charneca nasceu em Moçambique a 11 de Março de 1961. Iniciou-se, como autodidacta, na cerâmica e na pintura de aguarela. Tem dois irmãos artistas, António e Francisco. Participou, até hoje, em dezenas de exposições, individuais e colectivas. Está representado em várias colecções particulares, no país e no estrangeiro. Tem cultivado, como técnicas principais, o óleo e a aguarela, sendo considerado um dos principais aguarelistas da sua geração. A sua temática é bastante variada, sendo de destacar a pintura de paisagem, rural e urbana, bem como cenas de género e retratos do quotidiano. A presente exposição resulta de um desafio lançado ao artista: aproveitar o 4º centenário da morte de Caravaggio para uma reinterpretação pessoal da obra desse revolucionário da arte europeia. Optando maioritariamente por pequenos formatos, Pedro Charneca entregou-se a um exercício de selecção e (re)apresentação de algumas obras do genial pintor lombardo, espelhando nelas a sua própria sensibilidade contemporânea. Ao domínio da luz, verdadeiro protagonista da obra de Caravaggio, o pintor responde com a subtil gradação dos tons e manchas de cor. Embora a fidelidade compositiva aos originais seja grande, encontramos aqui diversas alterações de tom, posturas e fisionomias, que introduzem diferenças tipológicas, onde se exprime um novo olhar e que interpelam a nossa cansada memória visual, estimulando-a e forçando-a a responder a novas propostas estéticas.

José Alberto Gomes Machado

"Este jogo de pequenas variações é simultaneamente perturbante e desafiante. O mesmo torna-se subtilmente outro. Ao realismo sem concessões de Caravaggio, acresce uma releitura poética, em que o desvio não deixa de ser homenagem.

Estou ciente de que a presente exposição constitui um ponto alto na produção artística de Pedro Charneca. É diferente de tudo o resto até agora apresentado em público. Mais do que uma inflexão no seu percurso, testemunha uma reflexão.

Nesta ousadia de confrontar-se com a obra de um dos maiores nomes da arte ocidental, mostrou, com humildade e coragem, toda a sua criatividade, capacidade de observação e recriação.

As qualidades técnicas e estéticas de que sempre deu prova, continuam aqui presentes, mas transfiguradas pelo rigor poético e a sensibilidade de um olhar contemporâneo, lançado sobre um monstro sagrado que, há 400 anos, inaugurou a modernidade."

José Alberto Gomes Machado


Download Flyer

Voltar à listagem