« set
2023
»
dom
seg
ter
qua
qui
sex 1
sáb 2
dom 3
seg 4
ter 5
qua 6
qui 7
sex 8
sáb 9
dom 10
seg 11
ter 12
qua 13
qui 14
sex 15
sáb 16
dom 17
seg 18
ter 19
qua 20
qui 21
sex 22
sáb 23
dom 24
seg 25
ter 26
qua 27
qui 28
sex 29
sáb 30

Login

Newsletter

Receba a nossa newsletter, preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail.

Evento completo

21 Mai

Workshop Virtual Historical Cities

Reenventing Urban Research

Workshop Virtual Historical Cities

Workshop organizado no âmbito do projecto Cidade e Espectáculo: uma visão da Lisboa pré-terramoto (City and Spectacle: a vision of pre-earthquake Lisbon), uma recriação virtual, a partir da plataforma de mundos virtuais Second Life®, da memória da Lisboa destruída pelo terramoto de 1 de Novembro de 1755 (http://lisbon-pre-1755-earthquake.org/).

Projecto pioneiro em Portugal, resulta de uma colaboração entre o Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA), a empresa Beta Technologies e o King's Visualisation Lab (KVL), King’s College London.

A recriação virtual de cidades históricas é uma área emergente da pesquisa histórica, permitindo uma abordagem inovadora ao estudo e representação do Património Cultural. Presentemente, os mundos virtuais substituem os instrumentos clássicos de modelação em 3D, ao possibilitarem aos utilizadores interagir num espaço comum e de fácil construção. Estas características fomentam a coordenação entre investigadores na confirmação das hipóteses históricas e, consequentemente, a actualização dinâmica do objecto de estudo. A aplicação da linguagem virtual à pesquisa histórica traduz-se, assim, num modelo de laboratório que potencia e alarga o contexto tradicional da segunda. Em concreto, esta nova abordagem possibilita testar, numa representação tridimensional interactiva, um longo percurso de investigação em história da cidade e disponibiliza, a um público simultaneamente especializado e alargado, uma experiência imersiva numa realidade urbana desaparecida.

O workshop conta com a participação de Bernard Frischer, Director do Virtual World Heritage Laboratory, University of Virginia e coordenador científico do projecto pioneiro Rome Reborn, uma recriação virtual da Roma Clássica; Richard Beacham, Director do King's Visualisation Lab, King's College London, organismo vocacionado para a aplicação da linguagem virtual à pesquisa histórica; Drew Baker, investigador e um dos fundadores desta estrutura; Ana Cristina Leite, Directora do Museu da Cidade (a confirmar); António Filipe Pimentel, Director do Museu Nacional de Arte Antiga; Alexandra Gago da Câmara, investigadora do CHAIA; Cristina Gouveia, representante da empresa YDreams – especialistas em tecnologias de interacção; Helena Murteira, investigadora do CHAIA; José Sarmento de Matos, Olisipógrafo e coordenador científico dos Itinerários Culturais da Associação de Turismo de Lisboa; Luís Sequeira, representante da empresa Beta Technologies – Architects of the Virtual World; Paulo Rodrigues, investigador do CHAIA e Vítor Cóias, Director do GECoRPA - Grémio das empresas de conservação e restauro do património arquitectónico.


Download Flyer

Voltar à listagem