« mar

Piso 2, Departamento de Artes Cénicas
Antiga Fábrica dos Leões
Pólo dos Leões da Universidade de Évora

O espectáculo que agora se apresenta foi construído a partir do conto Josefina, a Cantora ou o Povo dos Ratos, de Franz Kafka. O texto, escrito em 1924 (e considerado por alguns autores o testamento de Kafka), coloca questões muito precisas sobre o papel do artista na sociedade e sobre o modo como uma definição desse papel, define essa mesma sociedade enquanto grupo ou colectivo, modo de organização e produção. Uma reflexão sobre o que fazer e como o fazer impôs-se desde o início. O facto do espectáculo ser o resultado das experiências e aprendizagens realizadas no âmbito de um curso de mestrado, frequentado por pessoas que buscam especialização e ou certificação, não por um grupo de artistas que se reúne em torno de algum propósito (in)comum, determinou todo o processo de criação. De alguma forma, foi necessário inventar estes artistas, foi necessário que estes artistas se (re)inventassem, enquanto tal e enquanto colectivo. A criação de um vocabulário comum ou a voz silenciosa de uma prática partilhada.

Ao longo de um semestre, trabalhou-se sobre um conjunto de práticas que concretizam algumas questões fundamentais como a das relações entre corpo e objecto, da gestão do espaço-tempo de cena e do olhar do observador – espectador. O trabalho sobre a animação da matéria e a exploração das possibilidades de interacção ou contracena com essa estranha forma de vida percorram, em múltiplas direcções, os corpos e as mentes dos intérpretes.

Igor Gandra

Direcção/Encenação Directing Igor Gandra
Marionetas e objectos Puppets and objects Júlio Alves, Igor Gandra,
Teatro de Ferro + Alunos do Mestrado
Interpretação/co-criação Performance/co-creation Amândio Anastácio, Ana Carolina Santos,
Ana Cristina Dias, Fátima Mártires, José Gil, Marta Rosa, Nuno Pinto, Ricardo Ávila, Susana Nunes
Apoio técnico Techical support Joana Velez
Co-produção Co-production Departamento Artes Cénicas e Centro de História de Arte e Investigação
Artística da Universidade de Évora, Festival Escrita na Paisagem, Teatro de Ferro.