Evento completo
11 Out
a
21 Mai
PAISAGEM E PATRIMÓNIO III (2013-2014)
Seminário interdisciplinar de investigação

PAISAGEM E PATRIMÓNIO III (2013-2014)
Seminário interdisciplinar de investigação
Periodicidade mensal
Sexta-feira, 17h00-19h30 (cf. flyer)
Público alvo: mestrandos, doutorandos, comunidade científica e público em geral
Com Paisagem e Património III (2013-2014) abordamos agora o Som, elemento frequentemente relegado para segundo plano, o que está em manifesta contradição com o impacto que tem na nossa apreciação da paisagem, mas também do património. Se é prática de longa data documentar/reconstituir/representar/recriar os elementos paisagísticos ou patrimoniais visíveis através da utilização de tecnologias cada vez mais sofisticadas, só muito mais recentemente se começaram a desenvolver trabalhos de investigação e novas ferramentas para captar, medir e representar a qualidade acústica – objectiva e subjectiva, mas estruturante - de um espaço, de um ambiente. O seminário explora as vertentes artística e científica da triangulação Paisagem, Património e Som e propõe um balanço da pesquisa nacional e internacional desenvolvida nos últimos quinze anos.
Os conferencistas convidados são músicos, compositores, etnomusicólogos, fotógrafos, geógrafos, historiadores, historiadores de arte, arquitectos paisagistas, arquitectos....
PROGRAMA 2013 (cf. flyer)
sexta-feira, 11 de Outubro
17h00-19h30, sala 242 CES
Entre utopia e realidade: imagens, sons e cores do bairro de lata
Simone Kalkman, formada em História da Arte e em Estudos da América Latina, pelas Universidades de Leiden e de Utrecht, Holanda
Pedro Lobo, Fotógrafo (série Arquitectura de sobrevivência in www.lobofoto.com), investigador, CHAIA/Universidade de Évora
Moderadores: Isabel Lopes Cardoso, Marta Sequeira
sexta-feira, 25 de Outubro 2013
17h00-19h30, sala 242 CES
Escutar a identidade de um lugar e projectá-lo no futuro
Mohammed Bazine Boubezari, Arquitecto chefe da empresa Parque Expo, investigador colaborador do Grupo de Acústica do Centro de Análise e Processamento de Sinais do Instituto Superior Técnico (CAPS/IST), director do projecto FCT eyeHear, Cartas sonoras qualitativas para a visualização das paisagens sonoras urbanas PTDC/AMB/73207/2006, representante português do grupo de reflexão COST-ACTION TD 0804 Soundscape of European Cities and Landscapes.
Nuno Torres, do Coletivo OSSO – A OSSO - Associação Cultural é constituída por um colectivo de artistas de diferentes áreas: Música, Dança, Artes Plásticas, Literatura, Performance e Cinema.
Moderadores: Miguel Padeiro, Rute de Sousa Matos
sexta-feira, 29 de Novembro 2013
17h00-19h30, sala 242 CES
Entre o fragmento e a lacuna:
a paisagem sonora como testemunho e elemento de (re) construção da memória
Iain Foreman, Professor do Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, investigador do INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança) UNL/UTL/UA. (a confirmar)
Centro de Documentação e Investigação do Património Sonoro do Porto (Eduardo Magalhães) – Projecto financiado no âmbito do Festival Manobras no Porto.
Moderação: Paulo Simões Rodrigues, Conceição Freire
sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
17h00-19h30, sala 242 CES
Arte e Identidade: da paisagem e do património sonoro
Caminhar, despertar o ouvido, reavivar a memória, criar, arquivar. Com esta sessão pretendemos continuar a refletir sobre a identidade sonora do lugar, mas também explorar os conceitos de paisagem e de património em articulação com o som enquanto intervenção terapêutica, entendida lato sensus, e enquanto veículo de (re)criação de identidade.
Raquel Castro
Do estudo do som, dos passeios sonoros como metodologia e da ecologia acústica
pela realizadora, editora e investigadora de paisagens sonoras, professora de Realização na Universidade Lusíada e doutoranda em Comunicação e Artes - sob o tema A Paisagem Sonora de Lisboa - pela Universidade Nova de Lisboa.
Moderador(a): Aurora Carapinha.
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
17h00-19h30, sala 242 CES
Arte e Identidade: da paisagem e do património sonoro
Tiago Pereira
A alfabetização do escutar
É realizador, videasta, mentor e coordenador do website A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, bem como membro dos Sampladélicos artistas associados da Materiais Diversos.
Desde 2003 vem gravando vídeos do património da tradição oral portuguesa. Mais do que arquivos, esses vídeos funcionam como células que se podem remisturar e agrupar. Hoje é cada vez mais urgente fazer uma sensibilização para a importância da memória. É preciso reaprender a ouvir, educar os ouvidos para a escuta.
Moderador(a): Aurora Carapinha e Isabel Lopes Cardoso
sexta-feira, 21 de Março de 2014
17h-19h30, sala 131 CES, Universidade de Évora, Évora
Paul Devereux
Examples and Cultural Contexts of Ringing Rocks and Lithophones
An overview is given of the ‘Landscape & Perception’ project (www.landscape- perception.com) being conducted under the auspices of the Royal College of Art, London, by Jon Wozencroft and Paul Devereux. This is an audio-visual field study of the Carn Menyn area of the Preseli Hills of south-west Wales, the origin landscape of the Stonehenge bluestones. It will be shown that the area is rich in sonic rocks. Some further examples of ringing rocks and lithophones elsewhere in the ancient world will be given, with brief references to their cultural contexts.
Brief biographical note:
Trained as an artist (fine art, painter), Paul Devereux is a co-founder and Managing Editor of the academic Routledge publication, Time & Mind – The Journal of Archaeology, Consciousness and Culture (www.tandfonline.com/rtam), and a research associate of the Royal College of Art. He has written many articles and papers, and also 28 books, his latest being Sacred Geography (Gaia/Octopus, 2010). His main research area is archaeoacoustics.
Moderação: Leonor Rocha e Paulo Simões Rodrigues
Organização: CHAIA – Centro de História da Arte e de Investigação Artística, UNIVERSIDADE DE ÉVORA
Parceria: Universidade de Sorbonne-Nouvelle, Paris III; Biblioteca de Arte, Fundação Calouste Gulbenkian
Concepção e coordenação, textos: Isabel Lopes Cardoso, CHAIA/UE
Direcção científica: Aurora Carapinha (Linha Paisagem e Estética da Paisagem, CHAIA/UE), Ilda Mendes dos Santos (Universidade de Sorbonne-Nouvelle, Paris III), Isabel Lopes Cardoso (Linha Paisagem e Estética da Paisagem, CHAIA/UE), Paulo Simões Rodrigues (Linha História da Arte, CHAIA/UE), Rute Sousa Matos (Linha Paisagem e Estética da Paisagem, CHAIA/UE)
Bibliografia: Ana Barata (Biblioteca de Arte/Fundação Calouste Gulbenkian)