28 Abr
30 Abr

IIIº Congresso Internacional sobre Arqueologia de Transição: ESTRATÉGIAS DE POVOAMENTO

Universidade de Évora

Ao iniciar a série de Congressos temáticos “Arqueologia de Transição”, procurou o CHAIA/UÉ desafiar os investigadores a apresentarem dados que, dentro das temáticas propostas, contribuam para o esclarecimento da evolução das sociedades antigas. Assim, depois de um Iº Congresso dedicado ao Mundo Romano e do IIº dedicado ao Mundo Funerário, consideramos agora pertinente realizar o IIIº Congresso sobre as Estratégias de Povoamento, abarcando um amplo quadro cronológico que se se estende deste a Pré-História até, pelo menos ao Período Medieval/ Moderno.

O IIIº Congresso Internacional sobre Arqueologia de Transição, a ter lugar de 28 a 30 de abril de 2016, pretende focar-se nas Estratégias de Povoamento explorando, por um lado, os novos dados obtidos através do uso de novos métodos e equipamentos aplicados à Arqueologia e, por outro, analisar, de forma diacrónica, os espaços preferenciais de implantação dos sítios e vias de comunicação.

Sessões previstas:

1. O mundo rural das sociedades Pré e Proto-Históricas
  2. O mundo rural e urbano das sociedades Romana e Medieval
  3. Espaços e Espólios
  4. Caminhos naturais e vias
  5. Análises espaciais e geofísicas

Secretariado:

Todas as informações e pagamentos relacionados com este evento deverão ser realizados através dos endereços do Secretariado do CHAIA:

Secretariado: Drª Carmen Cangarato

e-mail: chaia@uevora.pt

Inscrições: congresso.ciat@gmail.com

Estrutura (dados a confirmar em função do nº de oradores inscritos):

O IIIº Congresso de Arqueologia de Transição: Estratégias de Povoamento terão 3 dias de comunicações prevendo-se que cada comunicante venha a dispor de 20m para a sua apresentação, seguindo-se no final de cada bloco um breve período de discussão.

Estão previstas Conferências de investigadores convidados sobre as principais temáticas do Congresso.

São admitidos Posters em Formato A0 que terão uma breve Sessão de apresentação.

As línguas oficiais do evento são: português, castelhano, francês e inglês.

Inscrições:

1ª Fase: (de Setembro de 2015 a Fevereiro de 2016)

Comunicantes (comunicação ou poster) – máximo de 3 comunicações por autor - 50 euros

Assistentes – estudantes - 20 euros

Profissionais/ investigadores - 30 euros

2ª Fase: (a partir de Março de 2016)

Assistentes – estudantes - 25 euros

Profissionais/ investigadores - 40 euros

Para formalizar a inscrição com comunicação/ poster, os interessados em participar deverão enviar até 05 de fevereiro de 2016, para o endereço de correio eletrónico do congresso (congresso.ciat@gmail.com):

Resumos da Comunicação/Poster:

Informação a ser remetida numa das línguas oficiais:

- Titulo da comunicação / poster

- Sessão

- Nome dos autores

- Endereço de e-mail

- Resumo (max. 300 palavras) Português/ Outra das línguas admitidas

- Palavra-chave (max. 5 palavras) Português/ Outra das línguas admitidas

ENVIO DE TEXTOS:

Os textos finais deverão ser remetidos, para o mesmo endereço de correio eletrónico,  até ao dia 15 de Fevereiro de 2016. Os autores que não cumprirem este prazo serão excluídos do programa.

Leonor Rocha (CHAIA/ Universidade de Évora)

Jorge de Oliveira (CHAIA/ Universidade de Évora)

Gertrudes Branco (CHAIA/ DRCC)

Ivo Santos (CHAIA/ Universidade de Évora)