Identificação

Linha de Investigação Paisagem e Estética da Paisagem
Links CV DeGois

Projecto(s) de Investigação

Projecto(s) INTER-RUMORES é um projeto de pesquisa participativa interdisciplinar sobre a paisagem sonora multicultural nos bairros da Alfama, Mouraria, Arroios e Graça, em Lisboa. Coordenado pela investigadora Ana Moya, do CHAIA, envolve o trabalho em equipa com o músico Fernando Ramalho e o ilustrador Lord Mantraste, numa viagem que vai da linguagem ao quotidiano, passando pela memória e a música, a partir de uma recolha de sons levada a cabo com quarenta alunos adolescentes (entre 12 e 19 anos) de dez nacionalidades diferentes, moradores dos bairros, e frequentadores da aula de Português Língua Não Materna da Escola Secundária Gil Vicente. O resultado é um site interativo http://www.interrumores.pt/ que permite aos utilizadores interagir com a base de dados sonora para a participação e criação ativa de peças sonoras através da seleção, repetição e mistura dos sons. Lord Mantraste transformou os sons num universo de desenhos táteis (clicáveis), onde os rostos, os lugares, as memórias e as atividades diárias transformam-se em som. Pretendemos que o visitante do site entre no labirinto de mundos visuais e sonoros de doze dos nossos alunos. Estes doze alunos selecionados são os porta-vozes de cada uma das nacionalidades que encontrámos nos participantes do projeto. No site encontram-se quatro composições sonoras do músico Fernando Ramalho, inspiradas, criadas e produzidas utilizando a paleta sonora do acervo dos alunos, numa lógica sequencial que nos leva num percurso que começa na linguagem, prossegue pela memória e a música e termina no quotidiano dos bairros estudados. Projeto selecionado para o Festival NextStop em Março de 2019 em Lisboa, e em exposição na Galeria de Arte Temporária nas estações de Metro do Intendente e Anjos do Metropolitano de Lisboa até o 24 de Julho de 2019. Esta iniciativa está promovida pelo Largo Residências no âmbito do Plano de Desenvolvimento Local (PDL)-GABIP Almirante Reis da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Junta de Freguesia de Arroios, Fundação Aga Khan, como parte do programa InFusão e com co-financiamento do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).