Notícia completa

Publicado em 06 / Novembro / 2013

Paisagem e Património. Aproximações Pluridisciplinares

Isabel Lopes Cardoso (Coord.)

Dafne Editora/CHAIA-UÉ, [Porto, 2013]

15 Novembro 2013, 17h30

Auditório Verde - Edif. 8 - Campus de Gambelas

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Universidade do Algarve - Faro

O lançamento do livro está enquadrado no programa de abertura da exposição “The Swiss Touch of Landscape Architecture”, em Faro, que marca o início da itinerância organizada pela Embaixada Suíça em Portugal, Universidade de Évora/CHAIA, FCT – Universidade do Algarve, Universidade de Trás-os-Montes.

Cruzando perspectivas nacionais e internacionais, e balizando o vasto campo polissémico em jogo, “Paisagem e Património. Aproximações Pluridisciplinares” é fruto do primeiro ciclo de conferências mensais que estruturam o seminário Paisagem e Património criado em 2011 pelo Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, que hoje vai na 3ª edição com o tema Património, Paisagem e Som 2013-2014 – [cf. programa em http://www.chaia.uevora.pt/uploads/events/files/3967498d28812f7861c713fda2213da29596c448.pdf].

O livro é dedicado à polissemia e às variadíssimas representações associadas à Paisagem e ao Património, conceitos hoje sobreexpostos devido às importantes implicações económicas que lhes estão conotadas.

Os dez textos que o compõem, de autores contemporâneos franceses, alemães, portugueses e brasileiros, oferecem um estado da arte em matéria de conceitos, metodologias de trabalho e ângulos de abordagem utilizados pelas várias áreas disciplinares que se têm confrontado com os dois objectos em estudo. Divididos em cinco grupos, abordam os valores estético, emocional e de uso que lhes subjazem bem como os aspectos político, económico e cultural que regem a evolução destes dois conceitos ao longo do tempo.

SUMÁRIO

Paisagem e Património: aproximações pluridisciplinares

ISABEL LOPES CARDOSO

Paisagem e virtual, dois mundos separados

ANNE CAUQUELIN

Estar na paisagem, habitar, caminhar

JEAN-MARC BESSE

A construção de paisagens urbanas poderá criar bens comuns?

PIERRE DONADIEU

Entre a Tabula Rasa e a Museificação

LISA DIEDRICH

A paisagem na arte moderna e contemporânea