« mar
2024
»
dom
seg
ter
qua
qui
sex 1
sáb 2
dom 3
seg 4
ter 5
qua 6
qui 7
sex 8
sáb 9
dom 10
seg 11
ter 12
qua 13
qui 14
sex 15
sáb 16
dom 17
seg 18
ter 19
qua 20
qui 21
sex 22
sáb 23
dom 24
seg 25
ter 26
qua 27
qui 28
sex 29
sáb 30
dom 31

Login

Newsletter

Receba a nossa newsletter, preenchendo o campo abaixo com o seu e-mail.

Evento completo

15 Abr
a
21 Abr

Conferência Internacional Tadeusz Kantor 1915 - 2015

Universidade de Évora

Conferência Internacional Tadeusz Kantor 1915 - 2015

Em 2015 passam cem anos sobre o nascimento de Tadeusz Kantor, ocasião para celebrar o trabalho do grande criador polaco, procurando aprofundar o conhecimento da sua posição no contexto do teatro polaco, quer das consequências da sua presença no mundo, ponderando o impacto da sua extraordinária obra teatral e das particulares relações de contaminação transdisciplinar que se concretizaram na sua criação polifacetada e multímoda. No incondicional modernismo da sua criação, Kantor constitui uma herança artística de importância maior para a criação do século XX, dimensão que o Colóquio procura, justamente, celebrar.

Em rigor, as efemérides kantorianas de 2015 são várias: os 60 anos da fundação, em 1955, da sua companhia de teatro, a companhia Cricot 2. Os 40 anos de A classe morta, o mais célebre dos seus espectáculos, e que o catapultou para a cena mundial e para a fama. E além da comemoração da sua presença em Portugal, nos Encontros ACARTE de 1989, com a apresentação no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian de Je ne reviendrais jamais / I shall never return, os 25 anos sobre a sua morte (1990).

A Conferência conta com o alto patrocínio da Embaixada da República da Polónia em Lisboa, e é promovida pela Universidade de Évora, numa iniciativa do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) e do Departamento de Artes Cénicas, com organização executiva da Colecção B, associação cultural. A iniciativa conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da Fundação Eugénio de Almeida, da Câmara Municipal de Évora, entre outras entidades. A conferência, aberta ao público da academia mas também à cidade e ao público em geral (nomeadamente através da mostra documental e do programa kantorage de criação artística, concretiza também uma acção de transferência de conhecimento entre a academia e a cidade, publicando as comunicações apresentadas nas conferências, material iconográfico e documentação sobre Tadeusz Kantor.


Comissão Científica
Michal Kobialka (Department of Theatre Arts & Dance/Univ. of Minnesota, USA)
Christine Zurbach (CHAIA/UÉ)
Eduarda Neves (ESAP, Porto)
José Alberto Ferreira (CHAIA/UÉ)


Comissão organizadora
José Alberto Ferreira (CHAIA/UÉ, Colecção B)
Ana Ferreira (Ex-Quorum)

 

Inscrição em:

http://sge.uevora.pt


Download Flyer

Voltar à listagem