20 Mar

Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

CALL FOR PAPERS
Prazo limite: 20 de Março de 2017
Língua oficial: português e inglês

[os resumos podem ser submetidos em ambas as línguas, mas as apresentações serão obrigatoriamente em inglês caso haja participações estrangeiras. Os artigos são publicados apenas em inglês]

Como é do conhecimento geral, a realização de um revestimento em azulejo implica diversas etapas, que têm início na sua concepção e terminam com a sua aplicação. Neste processo destacam-se vários intervenientes – encomendadores, ladrilhadores, oleiros, pintores ou arquitectos -, onde também se incluem, por exemplo, as olarias e as fábricas.

Estas tarefas nem sempre foram cabalmente entendidas e ainda hoje há dúvidas sobre os limites de acção de cada interveniente. O objectivo do AzLab#33 é analisar o papel das diferentes “autorias” e das inter-relações que as mesmas estabelecem e potenciam, num sentido alargado que permita uma perspectiva contextualizada, tendo ainda em conta as especificidades que caracterizam cada época ou cada ciclo da história do azulejo.

Ainda que não sejam limitados aos itens que se seguem, os temas podem contemplar, numa cronologia que se pretende o mais alargada possível, desde os exemplos mais remotos até à contemporaneidade:

– Abordagens teóricas sobre o papel dos diversos intervenientes;
   – Abordagens específicas sobre o papel dos intervenientes, com casos
      de estudo;
   – Articulação dos diversos intervenientes na execução
      de uma determinada obra;
   – Novas propostas de autorias e biografias de ladrilhadores, pintores,
       arquitectos, etc.;
   – A organização profissional no interior das oficinas, olarias ou fábricas;
   – O estatuto dos pintores de azulejo, ladrilhadores e oleiros: questões
       de reconhecimento profissional e social.

O AzLab#33 inclui um breve workshop de discussão e definição das designações tradicionais (ladrilhadores vs azulejadores, por ex.), contribuindo assim para um thesaurus de azulejaria, em desenvolvimento pela Rede de Investigação em Azulejo.

Hashtags oficiais: #AzQuemFazOQuê #AzWhoDoesWhat #AzLab #RedeAzulejo

SUBMISSÃO DE RESUMOS:
Aceitam-se propostas entre 900 (mínimo) e 1200 palavras (máximo) para apresentações de 15 minutos, seguidas de debate. Os resumos devem ser enviados para redeazulejo@letras.ulisboa.pt até ao dia 20 de Março de 2017, acompanhadas por uma breve biografia (máximo 300 palavras) e 4 palavras-chave. A selecção das propostas, através do processo de revisão por pares, decorrerá até dia 17 de Abril de 2017 e os participantes serão informados do resultado nessa data. (NOTA: Os artigos para publicação devem ser enviados até  15 de Junho de 2017, de acordo com as normas específicas enviadas aos autores)

Resumo: 900 palavras min. / 1200 palavras máx.
Palavras-chave: 4
Nota biográfica: 300 palavras máx.
Nome e afiliação
Línguas aceites:
 português e inglês
Formato: word
E-mail de envio: redeazulejo@letras.ulisboa.pt (assunto: AzLab#33)
Comunicações: 15 min.

INSCRIÇÕES
A participação com comunicação e artigo no AzLab#33 é gratuita, mas sujeita a um contributo para o Az Infinitum (http://redeazulejo.letras.ulisboa.pt/pesquisa-az).

Assim, e considerando que a Rede de Investigação em Azulejo acredita numa História da Arte aberta e colaborativa, optou-se por substituir o pagamento de inscrição pelo preenchimento ou complemento de uma ficha biográfica de um dos artistas mencionados na apresentação de cada investigador e que se destina a ser disponibilizada no Az Infinitum. Trata-se, pois, de uma forma de enriquecer este Sistema de Referência e Indexação de Azulejo, e os resultados serão apresentados durante o AzLab#33. Aos investigadores cujos artigos tenham sido seleccionados será enviado um modelo de ficha, de fácil e rápido preenchimento.

DATAS IMPORTANTES:
Submissão de resumos:
 20 de Março de 2017
Comunicação de aceitação: 17 de Abril de 2017
Inscrições: 2 de Junho de 2017
AzLab#33: 7 de Junho de 2017
Submissão de artigos: 15 de Julho de 2017
Comunicação de aceitação: 1 de Outubro de 2017

Organização:
Rede de Investigação em Azulejo, ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Museu Nacional do Azulejo
Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA-UÉ)