Evento completo
07 Jan
a
15 Fev
POSTCARDS_Trilogy
Rua de Burgos, n.º 5, Évora

POSTCARDS_Trilogy
7 de Janeiro 2020
15 de Fevereiro de 2020
DRCA.
Galeria de Exposições da Casa de Burgos
Rua de Burgos, n.º 5, Évora
POSTCARDS_Trilogy (2015-2018)
Existe uma paisagem que se vê, como nos postais, e outras que não se vêem. Quando escolhemos a roupa para vestir em frente ao espelho, também criamos uma na nossa imaginação e a trazemos connosco ao sair pelo mundo. Também a espera sem objectivo gera paisagens pelas quais a mente vagueia.
POSTCARDS_Trilogy é uma antologia de vídeo-performances que exploram a nossa relação com a roupa e a espera. Em cada vídeo o protagonista veste uma peça de roupa que lhe pertence, gosta muito mas não tem ocasião de vestir (quase nunca). Essa espera sem objectivo, a relação com a roupa especial e o lugar revelam-se nos textos dos livretes que se encontram junto com os vídeos.
A paisagem multiplica os seus significados através da presença humana que, só por existir, age e modifica o valor do espaço.
O projecto nasce na Itália, onde a relação entre o que se viste e o que se é não é nunca casual. A primeira parte da trilogia [Parte I. Postcards from the Plain - A Natureza] mostra o ciclo das estações nos campos cultivados da planície do norte. As protagonistas são só mulheres que sugerem a conexão ancestral com a terra, bem como o arquétipo da capacidade de esperar e dar o tempo necessário para que as coisas cresciam.
Na segunda parte [Parte II. Postcards from the Wait - A Espera] foi gravada em várias partes da ilha da Sardenha, onde a condição de isolamento muda a perceção da espera. As paisagens selvagens ou urbanas são ocupadas por homens ou mulheres, locais ou estrangeiros, de passagem ou fixos, dos 8 aos 70 anos de idade.
A terceira e última parte [Parte III. Postcards from the Unknown - o Desconhecido] muda-se para o território português, nomeadamente a região do Alentejo, para apresentar postais de paisagens talvez incógnitas, isso é lugares cuja identidade originária perdeu-se por causa da intervenção humana ou pelo abandono. Só a memória individual pode a reconstruir; só a imaginação pode doar outra significação.
ELEONORA MARZANI é uma artista multidisciplinar e investigadora. Tendo como base a formação em artes performativas e, em particular, o teatro, o seu trabalho mistura diferentes formas artísticas, explorando os temas da intimidade, relação individual com a paisagem e o contexto, e a inclusão e participação do público. Trabalha como performer e formadora e colabora com artistas internacionais em projectos de arte participativa, performance, artes ao vivo.
Direção Regional de Cultura do Alentejo
Associazione POST POST
CHAIA/UÉ [2020] - [Projeto financiado por Fundos Nacionais através da FCT/Fundação para a Ciência e a Tecnologia]
Residências: Spazio T (Alghero, IT), Atalaia Artes Performativas (PT)
Agradecimentos ao apoio: CIDEHUS/UÉ, ECS/UÉ