Urbancreativity 2017

URBANCREATIVITY 2017

Património Imaterial

e transferência de conhecimento
Gerada a partir de uma dinâmica de actuação prática que, entre outros, acompanha desde os anos 90 os primórdios da adopção do grafffiti e street art no contexto de Lisboa. A iniciativa Urbancreativity desde 2014 organizou três conferências internacionais, publicou dois livros e em 2017 prepara a publicação de 3 livros internacionais, e é responsável pela edição do Street Art & Urban Creativity Scientific Journal que em 2017 edita o 3º volume, 6º fascículo.

A conferencia em 2017 irá ocorrer no grande auditório da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, no Chiado (Largo das Belas Artes), nos dias 6,7 e 8 Julho. O tema Património Imaterial e transferência de conhecimento tem-se evidenciado como de grande relevância à medida que este tipo de práticas surge também como fruto do envolvimento comercial e institucional.

Actividades paralelas

Pela primeira vez vão ser desenvolvidas actividades paralelas que incluem iniciativas que vão do foyer do grande auditório da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa até ao Lagoas Park, Oeiras.

No foyer do grande auditório da faculdade de Belas Artes
Estará patente um poster interactivo, integrado na temática da conferência. Uma vasta amostra de livros especializados será apresentada e estará disponível para compra.

Duas exposições
A exposição de pré lançamento decorre no Lagoas park em Oeiras. A principal exposição estará patente no Lost Lisbon Hostel (9 a 30 de Julho), no Cais do Sodré. Contará com obras originais de Dirtycop, Nomen, Lucas Almeida, Tamara Alves, Robert Panda, Ram, Gonçalo Mar e Youthone. A esta exposição está associada a publicação “Guia psicogeográfico de Lisboa” que será lançada durante os dias da conferência.

Intervenções no Chiado
Está programada uma concentração de intervenções de pequena escala e efémeras na zona do Chiado em Lisboa, durante os dias de 6,7 e 8 de Julho. Esta irá incluir autores entre outros como Robert Panda de Lisboa, Recyclism e OX de Paris, Urma de Berlim, Pura Poesia e Coletivo Transverso de São Paulo.

Urbancreativity camp
Em modo de reflexão informal no Lisbon Lost Hostel (parceiro) serão promovidas mesas redondas, sessões de filmes e debates, pelos organizadores de um dos festivais de street art mais antigos e duradouros, o NUART, de Satavanger Noruega.

Informação completa em: